sexta-feira, 25 de maio de 2012

Meu Mindelo

Em qualquer cidade há alguns itens que o caracteriza. As suas ruas, seus edifícios, suas homenagens, sua gente. Todos esses itens reflecte a historia da cidade, do seu povo e quem a visita só vendo pode tirar algumas ilações do estilo de vida das pessoas que vivem nesta cidade.

Mindelo, cada pedra, cada banco de praça, cada edifico tem uma história a contar, de pessoas que viveram, que passaram e deixaram sua marca, das pessoas que vivem aqui de forma alegre, e como gerações a gerações passaram a amar esse pais.

Se olharmos para a história da ilha, foi sempre deixada para traz. Amaldiçoada pela falta de chuva e por terrenos áridos foi vetada ao esquecimento, e usado como curral para animais.

Com a construção do porto de carvoeiro, onde hoje funciona o Centro cultural Português, a ilha ganhou uma nova dinâmica e que a caracteriza ate os dias de hoje. A ilha foi então construída a volta deste espaço com os espaços mais históricos da ilha a volta de espaço, sendo esta também das partes mais visitadas por turistas. Desse raio de 1km2 podemos vislumbrar o Paço do conselh, que funciona como a Câmara Municipal, o Mercado Municipa, o Mercado de Peixe, além de poder andar na Avenida Marginal, que esta incluída nas dez baias mais belas do mundo e serviu de inspiração para umas das coladeiras características da ilha com o mesmo nome. Rua de Praia, centro da cidade onde vemos a verdadeira vida do mindelense a busca de um dia de traboi. Neste local ergue nossas marcas colónias a Replica da Torre de Belém e a estatua de Diogo Afonso nosso descobridor. 
Com “maldição” da natureza, a ilha criou uma nova dinâmica para sobreviver. Tirou partido do pouco que a natureza lhe deu e fez muito. A ilha é caracterizada pela sua gente amável, simpática e acolhedora que recebe todos com um sorriso e despede dos que visita a ilha com um sorriso no rosto mostrando nossa morabeza, e deixando sempre o desejo de tornar a voltar.

Indissociável da nossa gente esta a nossa cultura. Informalmente chamada de a capital cultural de Cabo Verde, Mindelo é caracterizado pelas noites “quentes” com música ao vivo em bares, onde é cantada a morna e coladeiras ritmos que caracteriza a ilha se não fosse essa a ilha de Cesária Évora, Manuel d´Novas, Dudú Araújo e muitos outros. 

Nem só da música vive a cidade. Festivais de teatro são característicos da ilha com o Março mês do teatro a ser comemorado na ilha. Mindelact, festival internacional de teatro do Mindelo é celebrado com pomba e circunstância com grupos de outras ilhas e do exterior poderem dar o seu best.

Ao ouvir falar em festival os ouvidos ficam logo em pé para saber a data exacta da realização do festival internacional de música da Baía das Gatas. Um dos momentos de destaque da agenda cultural da ilha que movem milhares de pessoas numa procissão à uma das mais belas praias da ilha para três dias de muita musica, convivência e confraternização entre residentes, visitantes e estrangeiros. Nesse palco já passou e passar grandes nomes da música local e estrangeira, sendo esta o maior festival de musica realizado no país.

Mas o cartaz cultural não ficaria completo com o carnaval. Alcunhado de brazilim, Mindelo não deixa seus créditos por mãos alheias na preparação da festa. Grupos oficiais preparam seus desfiles cheios de cor e alegria. Mas não ruas há pessoas vestidas a sua maneira e fantasia para brincar um Carnaval único em todo o mundo.

Depois de um ano de celebrações não ficaria completa com uma passagem de ano digna desse nome. O povo mindelense trabalha e prepara o ano inteiro para esses segundos, que marca o fecho de uma etapa para outra. Milhares de pessoas juntam na conhecida praia de catchor, para ver já a tradicional fogo de artificio, e para lavar do ano que já passou para entrar num novo limpo onde as esperanças que o ano será melhor é a maior esperança.

De tudo de bom que há em São Vicente a sua gente é a que mais a caracteriza é a sua gente. Com uma vida dura sem grandes recurso naturais o mindelense criou um amor único para vida que tud te descontra e que no fim as coisas terminarão bem. Caracterizado pela sua orla marítima é nela que o povo busca o pão de cada dia. Um povo de pescadores e vendedeiras de peixe, que proporcionou dos postais que esse nosso pais jamais conheceu ou conhecerá.
Um povo de pintores, poetas, músicos , desportistas que em cada obra de artes deixam transparecer o seu amor por esta ilha. Neste momento o murral de São Vicente, pintado por vários artistas consagrados e artistas promissores é o retrato da vida mindelense.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution