sexta-feira, 17 de junho de 2011

O outro lado da cidade

"Soncente é sabé pa fronta". Este é o nosso lema, mas esquecemos que nem todos estão a achar piada porque a vida éstá muito ingrata, principalmente para pessoas que vivem na periferia.

Ao caminhar na Rua de Lisboa, na Avenida Marginal ou mesmo passear nas zonas que ficam no centro não imaginam o que passa na periferia. O outro lado da cidade do Mindelo é um  lado que nos desconhecemos ou que fechamos os olhos para não ver.
Existe em São Vicente uma proliferação de casas feitas de bidões. É vista muitas vezes como u mal social de pessoas que estão construindo casas de formas ilegais e que estão manchando a nossa sociedade. Mas é isto?
O outro lado da cidade não é visto. Pessoas que vivem das formas mais humilde possível e no limiar da pobreza. Quando nestes bairros acumulam pobreza, desemprego, condições precárias de higiene. Quando as próprias autoridades marginalizam estes bairros negando-os oportunidade, ficando a espera que traçam os seus próprios destinos.
Querem que estas pessoas possam ser tudo. Mas quando os factores negativos juntam para fugir do pesadelo de ouvir crianças gritando de fome, lixo em todo o lugar, não ter um lugar decente para fazer uma necessidade fisiológica, o processo mais fácil é “largar vida” e deixar nas mãos de Deus. Quando ninguém ajuda a que fazer pela vida mesmo que os meios escolhidos não sejam os melhores.
A vida está difícil para todos mas para muitos está mais difícil do que para outros. É triste mas ninguém olha para o outro lado da cidade. Basta olhar para as zonas nas periferias e notar que o pouco que temos é muitos para alguns.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution